sexta-feira, novembro 07, 2003

Adoráveis tertúlias

Tenho andado a ler os vossos bloguinhos. Adoráveis tertúlias. às vezes comento, outras nem por isso. A maioria das vezes, por falta de tempo. Mas confesso que é mais fácil comentar os comentários dos outros sobre assuntos comentáveis do que assinar um. O motivo é, assumidamente (desculpem-me as mentes...), um grande tédio, mais uma grande mancha no meu carácter. Ou talvez não.
A minha provecta idade ainda me permite algum idealismo, entusiasmo, combatividade e noção de injustiça. Mas também me confere um tremendo cepticismo, falta de paciência para com o óbvio não resolvido, monótonos catecismos de ideais mil e uma vezes repetidos e por aí fora.
Não que não creia no valor implícito dos ideais e das guerras santas, desde que convenientemente despidos das enfermidades sociais e vícios de comportamento de que todos nos queixamos.
Mas, para mim, são as pequenas coisas que contam.
Ao fim de um dia cansativo, contrariar a preguiça e tomar café com amigos, falar até às tantas, redescobrir pequenos e mútuos encantos;
Preferir a leitura de um bom conto infantil à resposta urgente a um e-mail de trabalho;
Parar para ver um bom filme;
Ouvir um bom concerto em vez do telejornal;
Escutar as lamúrias infidáveis de um amigo em vez de despachar o jantar e a louça da cozinha;
Olhar para o mar e ignorar o telefone do escritório...
Hum... Tanta coisa absolutamente imperdível...
E a sensação de não haver mal nenhum em fazer o que realmente nos apetece em vez do que o que devemos.
Amo esta idade da lucidez, da ausência de culpa, do não me interessa o que os outros pensem, vive a tua vida e deixa-me em paz, abraça-me que amanhã sou capaz de já não te ter por perto para abraçar, etc.
Quero fazer já o que daqui a bocado pode ser impossível. Quero assegurar-me de que, se amanhã um autocarro me passar a ferro, fiz todas as coisas importantes que me lembrei de fazer.
Tenho esta noção recentemente adquirida que a vida são, de facto, dois dias e há que fazer muitas e muitas coisas boas para me sentir bem, para experimentar a felicidade pelo menos uns minutos todos os dias e ter disso consciência.
Quero que o meu mundo seja feito de muitos instantes importantes, saborosos, tranquilos. De mimos dedicados aos outros e dos que me dediquem a mim.
Quero fechar os olhos à noite sem medo de não acordar, porque entretanto estou a fazer aquilo que considero realmente importante.
Os vossos bloguinhos são importantes. Gosto dessas conversas em jeito das cartas que, num passado não muito distante, apareciam nas nossas caixas do correio e nos lembravam amigos separados de nós pelo tempo e pela distância.
Acho que os CTT deviam encomendar um blog-selo.

Sem comentários: